-
Linguística Aplicada

A CARTA ARGUMENTATIVA NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Charlles Targino da Silva ( UFRN)
Géssyka Wiviane Delmiro da Silva ( UFRN)
Janaína Arruda de Oliveira ( UFRN)
Maria Rita Barros de Oliveira (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves

A CRÔNICA EM SALA DE AULA: O TEXTO LITERÁRIO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS
Manuella Soares Jovem (UFCG – Bolsista PIBIC/CNPq)
Orientadora: Profª Drª Maria do Socorro Paz e Albuquerque (UFCG)

A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESPANHOL: REFLEXÕES SOBRE DESDOBRAMENTOS DOCENTES E DISCENTES
Autora: Tânia Maria Diôgo do Nascimento (PPG Letras- ME- UFPE) diogotania@hotmail.com
Orientadora: Maria Cristina Damianovic (PPG Letras / UFPE)

A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE PLE
Mariana Lins Escarpinete (UFPB)

A INFRAESTRUTURA TEXTUAL DO GÊNERO CONTRATO
Líssia de Medeiros Marques (UFPB)
Regina Celi Mendes Pereira (UFPB)

A LINGUAGEM DO TRABALHO E O TRABALHO DA LINGUAGEM NA COZINHA
Maíra Cordeiro dos Santos (UFPB)
Beliza Áurea de Arruda Melo (orientadora – UFPB)

A PRODUÇÃO TIPOLÓGICA NO VESTIBULAR FRENTE AO CARÁTER SOCIAL E INTERATIVO DA LINGUAGEM
Aline da Silva Malaquias (UFPB/Proling)

A WEBQUEST NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
Maria Jaberlânye da Silva (UEPB)
Luana Francisleyde P. de Farias (UEPB)

AGRUPAMENTO DE GÊNEROS: UM LEVANTAMENTO DOS GÊNEROS PRESENTES NO LDP DO PROJOVEM URBANO
Joseane Laurentino Brito da Cruz (UPE)
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade (UPE)

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL E O BLOG PEDAGÓGICO: NOVIDADES NO DIZER, MESMAS FORMAS DE FAZER
Mirelly Renally da Silva Azevêdo (UFCG)
Williany Miranda da Silva (UFCG/UFMG)

ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID/UFS
Nicaelle Viturino dos Santos (UFS)

COMPONENTES ENSINÁVEIS DA MEMÓRIA LITERÁRIA NO CADERNO DO PROFESSOR
Diana Ribeiro Guimarães (UFCG)
Edmilson Luiz Rafael (UFCG)

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Maria Erivânia Silva da Cunha (UERN)
Jarrilson da Silva Alves (UERN)
Leodécio Martins Varela (UERN)

DIÁRIO DE LEITURA, DE CAMPO, DE APRENDIZAGEM OU DIALOGADO? O CONTEXTO DE PRODUÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE PARA A ESCOLHA DOS GÊNEROS
Tatiana Fernades Sant´ana (GELIT- UFPB/UEPB-CAMPUS VI)

DISCURSOS DIFERENCIADOS PARA VEÍCULOS DISTINTOS
Vania Maria Medeiros de Fazio Aguiar (UNITAU)

E-COMMERCE E LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES PARA O TRABALHO
Cléber Lemos de Araújo (UFPB)
Delma de Melo Vanderlei (UFPB)

ENSINO DE INGLÊS E MULTIMODALIDADE: ANÁLISE VISUAL DE TEXTOS DIDÁTICOS
Jhuliane Evelyn da Silva (GPELL/UERN)
Rita de Kássia de Aquino Gomes (GPELL/UERN)
José Roberto Alves Barbosa (GPELL/UERN)

ENUNCIADOS SOBRE (SANTA) RITA DE CÁSSIA: CONSTRUINDO IDENTIDADES CULTURAIS
Magda Renata Marques Diniz (UFRN/IFAL)

ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS: QUESTÕES DETERMINANTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS
Laralis Nunes de Sousa (UFRN)

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULA DE FRANCÊS PARA FINS ESPECÍFICOS
Ana Paula de Oliveira Tomaz (UESB)

FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA COLABORATIVA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM
Profª Drª Marlucia Barros L. Cabral (UERN)
Grad. Maianny Guimarães Santiago

GÊNERO FEMININO NO CENÁRIO POLÍTICO-MIDIÁTICO: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CAMPANHAS ELEITORAIS
Janaina Tomaz Capistrano (UFRN)

GRAMÁTICA E ENSINO: UM TERRRENO MOVEDIÇO
Alvanira Lucia de Barros (UFCG)

IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA(GEM) NO TWITTER
Anderson Monteiro Andrade (UFPB)
Hercilio de Medeiros (TLB/ UFPB)

IMPLICAÇÕES DE PRÁTICAS LETRADAS NA CRIAÇÃO DE BLOGS
Rhávila Rachel Guedes Alves (UFCG)
Williany Miranda da Silva (UFCG/UFMG)

INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – UM PROFESSOR REFLETINDO A PRÁXIS PEDAGÓGICA
Rubenilson Pereira de Araujo (UFT/SEDUC-TO/ITPAC)

LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DE LÍNGUA
Telma Cristina Gomes da Silva (UFPB)

MODA E IDENTIDADE: ANÁLISE DISCURSIVA MULTIMODAL DAS CAMPANHAS DE MODA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E ETHOS DISCURSIVO
Tânia Marcília Rodrigues de Andrade Dourado (UECE)

NOTÍCIA SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA É MAIOR DESAFIO, UMA ANÁLISE DO NÍVEL ENUNCIATIVO
Rivadavia Porto Cavalcante (IFTO/UFPB)

O AGIR COMUNICATIVO DE ALUNOS DA EAD: O CASO DA PROVA PRESENCIAL
Francineide Ferreira de Morais (UFPB)

O DISCURSO MIDIÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS METÁFORAS DO CASO BIN LADEN
Francisco Marcos de Oliveira Luz (UERN/CAMEAM)
Gilton Sampaio de Souza (UERN/CAMEAM)

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS PARA OS NATIVOS DIGITAIS DA ESCOLA PÚBLICA
Wallace Moura da Costa (UEPB)

O ENSINO DA PRONÚNCIA DO ESPANHOL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Carla Aguiar Falcão (IFRN)

O FÓRUM DE DISCUSSÃO, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA
Sheila da Silva Monte (UFRN)

O(S) OLHAR(ES) DO ALUNO SOBRE O TEXTO: DA CONDIÇÃO DE AUTOR À DE REVISOR
Alessandra Magda de Miranda (UFPB/PROLING)
Mônica Mano Trindade Ferraz

OS GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO QUE TRANSCEDE A NORMA GRAMATICAL
Cíntia Daniele Oliveira do Nascimento (UFRN)
Mônica da Silva Moreira (UFRN)
Rodrigo Luiz Brito Torres (UFRN)
Samantha Carla Santos de Sousa (UFRN)
Valquíria Samara Pereira de Farias Vilar Saldanha (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

OS USOS DA CONSTRUÇÃO É QUE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
João Bosco Figueiredo-Gomes (UERN)
Sandrely Carla da Silva Bezerra (UERN)

PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO BRASIL: AS TEORIAS LINGUÍSTICAS NOS MANUAIS DE INTRODUÇÃO
José Carlos Leandro (UFPE)

REFLEXÃO: UM CAMINHO QUE CONSTÓI NOVAS PRÁTICAS
Solanielly da Cruz Aguiar (UFCG)

REPRESENTAÇÃO DOCENTE EM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Joelma da Silva Santos (UFPB)

SUBJETIVIDADES NÔMADES: DA ESTABILIDADE ÀS AÇÕES TRANSFORMADORAS DE UM OUTRO MODO DE SER PROFESSOR
Carmen Brunelli de Moura (UnP)

TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E IDENTIDADE: A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE CURTA-METRAGEM VIDA DE PEDRO NA PERIFERIA DE FORTALEZA NO BAIRRO CONJUNTO PALMEIRAS
Gilson Soares Cordeiro (Posla- UECE)